UniFil Polo Taubaté

As aulas são 100% on-line?

No formato EAD, oferecido pelo polo Taubaté, sim.

As provas são on-line ou presenciais?

Pelas regras da Unifil, a exigência é que o(a) aluno(a) da graduação venha ao polo Taubaté apenas 1 vez a cada 2 meses para fazer as provas / avaliações.

Para alunos de pós-graduação, há avaliação presencial e também no ambiente virtual. Para a realização das provas presenciais faz-se necessário o seu agendamento prévio, conforme calendário acadêmico. O(a) aluno(a) agendado(a) deve comparecer ao seu polo de apoio presencial conforme o dia, o horário e o local que agendou.

É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto para a realização da prova. O não agendamento e o não comparecimento serão computados como falta.

Atendimento, suporte e solução de problemas.

Alunos podem entrar em contato diretamente com a Unifil ao acessar sua conta de aluno. Outra opção é reportar o problema para a Dicon e nossa Secretaria abre um ticket pelo canal abaixo:

Acompanhar tickets

usuário: monitor.taubate

senha: monitor123

 

*****Exclusivo para colaboradores Dicon e ContabExpress. Não compartilhar externamente

Como abrir tickets para a Unifil?

Como acompanhar os tickets?

No menu lateral esquerdo, selecione o ícone do fone. Todos os tickets serão visualizados no painel à direita com as colunas:

  • Número do ticket
  • Assunto
  • Responsável (Unifil)
  • Categoria
  • Data da última ação
  • Status
  • Justificativa

Cada atualização feita pela Unifil em cada ticket gerará o envio de um email para nosso polo (polo.taubate.sp@unifil.br). 

A Unifil responde os tickets em 24 horas. Após esse período, é recomendável que a gente atualize o ticket solicitando uma posição.

 

Como atender os alunos

Há várias sugestões de modos de atendimento (vocabulário, cordialidade, passo a passo), dependendo de cada processo que vai da inscrição até a conclusão da matrícula. Mais detalhes no manual de operações, iniciando na página 97.

Como o aluno cria uma conta no sistema?

O(a) aluno(a) precisa clicar no “primeiro acesso”, utilizando o link no mesmo email recebido. Depois disso ele acessa o portal do aluno (https://portal.unifil.br/portal/pls/portal/portal_app.ACESSO_AOS_PORTAIS.LOGIN) e seleciona “não possui cadastro / cadastre-se aqui”. Ele então preenche com o CPF e escolhe o meio para receber o código de acesso. Depois de receber o código, ele clica em “Possui o Código” e preenche com o número recebido. 

Como o aluno finaliza o processo de matrícula?

Após o pedido de matrícula e pagamento, o cadastro será atualizado pela Unifil em algumas horas. Até lá, o(a) futuro(a) aluno(a) ainda se encontra como CANDIDATO no sistema da Unifil e, posteriormente, recebe um email da universidade confirmando que a matrícula foi efetivada.

Como o aluno se inscreve nos cursos?

O candidato precisa acessar https://ead.unifil.br/ e informar:

  1. Nome
  2. Email
  3. Whatsapp
  4. Curso 
  5. Polo: selecionar Taubaté
  6. No processo seletivo, o candidato escolhe por qual meio deseja ingressar (mais detalhes aqui sobre cada forma):
    1. Nota do Enem ou
    2. Histórico Escolar ou
    3. Portador de diploma ou
    4. Transferência externa ou 
    5. Vestibular
  7. O candidato precisa completar o cadastro na próxima página de acordo com o processo seletivo escolhido anteriormente. Serão solicitadas informações pessoais e dados complementares de acordo com a modalidade selecionada:
    1. Notas do ENEM
    2. Histórico escolar ou boletim de desempenho
    3. Histórico escolar do curso superior, programa de disciplinas cursadas (se desejar equivalência de disciplinas) e histórico escolar do ensino médio.
    4. Histórico escolar do curso superior, programa de disciplinas cursadas (se desejar equivalência de disciplinas) e histórico escolar do ensino médio.
  8. O(a) aluno(a) agora seleciona a melhor forma de pagamento após a confirmação de seu pedido de inscrição. O valor é de R$ 99,00.
Como obter o desconto oferecido para os colaboradores?
  • O(a) aluno(a) precisa seguir a política criada pela Dicon e ContabExpress acessando aqui
  • Posteriormente ele faz uma cópia da política, preenche com seus dados, imprime, assina, solicita a assinatura de seu coordenador e entrega o termo assinado no RH, A/C de Elisângela Machado.
  • Faz a inscrição na Unifil, aguarda a matrícula ser concluída, efetua o pagamento e segue os passos abaixo:
    • Acessa o portal da conta e selecione o seu curso,
    • No menu à esquerda, escolhe a aba “protocolo eletrônico”.
    • Seleciona novo protocolo
    • Seleciona o seu pedido: “Solicitação de desconto convênio empresa”
    • Anexa todos os documentos abaixo:
      • RG e CPF 
      • Carteira de trabalho ou cópia do crachá
      • Declaração da empresa constando o convênio (faça uma cópia deste documento, preenche com seus dados e solicita a assinatura de Recursos Humanos (Elisangela Machado).

 

EAD Unifil – Polo Taubaté

A Dicon se tornou, no segundo semestre de 2023, um polo da Unifil para cursos de educação a distância (EAD). São oferecidos cursos de tecnólogo, graduação e pós-graduação/MBA. A UniFil (Centro Universitário da Filadélfia), localizada em Londrina, destaca-se pela qualidade de ensino (conceito 4 do Ministério da Educação – a mesma nota das principais universidades públicas do Paraná).

Na Educação a Distância, a UniFil alcançou o CI 05, nota máxima pelo MEC.

Para saber quais cursos são oferecidos, acesse a página. Somente cursos 100% EAD são oferecidos pelo Polo de Taubaté.

Existe algum benefício para colaboradores que desejam estudar na Unifil?

Sim, a Dicon e a ContabExpress são conveniadas da Unifil e, portanto, oferecem descontos de até 40% para nossos colaboradores nos cursos de EAD. 

Existe algum manual de operação do polo?

Sim, ele é disponibilizado nesta pasta e contém informações adicionais sobre o funcionamento do EAD.

Existem convênios com empresas para descontos maiores?

Sim, descontos podem chegar a até 40% e precisam de um mínimo de 5 alunos com as instituições conveniadas. Para mais informações sobre convênios, entre em contato pelo email polo.taubate.sp@unifil.br, consultoria@grupodicon.com.br e danimirolli@gmail.com.

Há desconto na mensalidade e/ou bolsa de estudos?

Sim, confira os valores aqui

O aluno precisa se atentar às condições para conseguir os descontos e quais as situações que fazem com que os valores não sejam aplicados. Exemplos da perda de desconto:

  • Pagamento das mensalidades feito após o 5º dia útil na modalidade EaD.
  • Se o(a) aluno(a) tiver que cursar alguma turma / aula especial.
  • Como o aluno finaliza o processo de matrícula?

Após o pedido de matrícula e pagamento, o cadastro será atualizado pela Unifil em algumas horas. Até lá, o(a) futuro(a) aluno(a) ainda se encontra como CANDIDATO no sistema da Unifil e, posteriormente, recebe um email da universidade confirmando que a matrícula foi efetivada.

O aluno fará parte de uma turma/ sala?

O(a) aluno(a) estudará de maneira individual pois não tem atividades em grupo e nem seminários, apenas aulas, atividades online e prova presencial. Lembrando que, essa forma de estudos é baseada na matriz curricular da Unifil, o que não impede que futuramente possam ter algumas alterações.

Quais são as funções da Secretaria do Polo Taubaté?

Missão: Gerar experiências diferenciadas para cada um dos estudantes da Instituição que se apresenta ao POLO, mediante a entrega de informação veloz sobre o processo acadêmico próprio da instituição e geração de soluções e respostas oportunas e atualizadas segundo a necessidade apresentada em cada contato.

Funções: 

  • Oferecer um serviço de informação e apoio às solicitações do estudante, mantendo os padrões de qualidade definidos pela Instituição e garantindo solução no menor tempo possível.
  • Entregar informação atualizada e oportuna sobre o processo acadêmico da instituição.
  • Estar presente e aprovar as sessões de formação e treinamento que sejam necessárias para ter o conhecimento e controle dos programas acadêmicos que oferece a Instituição.
  • Manter relações de respeito e amabilidade em todos seus contatos.
  • Orientar de maneira adequada os estudantes nos procedimentos relacionados com matrícula, portal da autogestão, apoio para alternativas de pagamentos, créditos, etc.
  • Cumprir com os processos, procedimentos e políticas definidas no Manual Operacional de POLO.
  • Atenção e recepção do público no polo, orientando quanto às informações gerais dos cursos, e mantendo interface com a instituição.

 

Exclusivo para a Secretaria. Não compartilhar externamente.

Qual o valor dos cursos?

Valores de graduação 2023 para SP, acesse aqui.

Valores de pós graduação 2023, acesse aqui.

Quando começam as aulas?

As datas de início e término serão sempre disponibilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Unifil aos estudantes via cronograma, bem como as datas de entrega das atividades avaliativas. 

Para turmas em andamento: Em até 3 dias úteis do pagamento, o(a) aluno(a) recebe um e-mail com os dados de acesso à plataforma (Login: número de matrícula. Senha: data de nascimento completa, exemplo ddmmaaaa).

Para turmas com início programado para uma determinada data: Em até 5 dias úteis antes da data prevista o(a) aluno(a) recebe os dados de acesso à plataforma (Login: número de matrícula. Senha: data de nascimento completa, exemplo ddmmaa), porém o conteúdo das aulas é liberado na data estabelecida.

Quem são os coordenadores do polo Taubaté?
  1. Coordenador Pedagógico: Sheldon Alves
  2. Coordenadores Administrativos: Vitor Canineo e Daniel Mirolli
Tem chat para dúvidas? Material on-line? Ou Professor?

Chat para dúvidas: sim, dentro da conta do aluno.

Material online: sim. O(a) aluno(a) conta também com uma biblioteca digital.

Professor: sim (além de um tutor para auxílio pós-aula).

Por meio dos recursos do ambiente virtual, o(a) aluno(a) poderá se comunicar com professores e tutores, bem como com os colegas de turma por meio de webconferências (através do uso de chats e fóruns). O uso de tickets também pode ser usado (e encorajado) pelos alunos dentro de seu ambiente virtual.

Tem horário para assistir às aulas?

No EAD as aulas são gravadas, porém esporadicamente terão transmissões ao vivo com horário pré definidos. O(a) aluno(a) será devidamente informado no seu Portal sobre esses encontros.

Tem período pré definido de aulas disponíveis ?

Os cursos de graduação EAD funcionam em regime semestral. Cada semestre é dividido em dois blocos. No primeiro bloco são liberadas duas disciplinas para estudo, totalizando 160 horas em média, com duração de 8 semanas. No segundo bloco são liberadas 3 disciplinas, totalizando 240 horas em média, com duração de 12 semanas.