Empresários e equipes de vendas e marketing, vivem em busca de manter uma carteira de clientes, expandir os negócios e ser visto como valor agregado, não apenas como preço. E o caminho para atingir estes objetivos é a criação de uma estratégia de relacionamento e fidelização de cliente.
Selecionamos 10 dicas que ajudarão sua empresa a realizar bons negócios.
1 – Entenda o que é valor para seu cliente
Conheça seus hábitos, medos e anseios e o que ele valoriza. Invista tempo em conhecer bem o seu cliente, pois assim irá compreender exatamente o valor que ele agrega ao seu produto ou serviço e como completa ou resolve as necessidades na vida dele. Você poderá acrescentar ainda mais valor agregado e a fidelização será inevitável.
2 – Personalize sua comunicação
Um cliente fidelizado precisa de atenção personalizada você não pode falar mais do mesmo, pois isso todas as outras empresas também fazem. Agora você conhece seu cliente, portanto realize uma comunicação segmentada, clara e objetiva sobre como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Assim você o ajudará, criará mais afinidade e a venda do seu produto ou serviço será uma consequência natural.
3 – Cada cliente é único
Demonstre para cada cliente sua importância e principalmente, que está muito feliz por ter ele como cliente e que você se preocupou com cada passo do atendimento dele e se preparou para fazê-lo com cuidado e zelo. Ele irá perceber que o seu atendimento não é apenas bom, mas será bom sempre que ele precisar.
4 – Tenha uma oferta de valor
Segmente os clientes que você quer ter, escolha, atraia, engaje, atenda-o de forma única e cuide. Mostre que sua oferta é única para o que ele percebe como valor, isole os concorrentes, entregue mais valor por um preço justo. Faça isso através de atendimentos diferenciados, mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostram que na sua oferta ele ganha mais que em qualquer outro lugar.
5 – Valorize o relacionamento, que a venda será uma consequência
Estudos recentes apontam que a maioria das pessoas quando entram em contato com produtos e serviços pela primeira vez ainda não estão preparadas para comprar. Use isso à seu favor, permita que ele entre no site da empresa e conheça mais, veja conteúdos relevantes, faça conexões do produto com as necessidades ou simplesmente que comece uma relação sem compromisso até que ele esteja pronto para comprar.
Valorize o relacionamento, que a venda será uma consequência. Tenha calma, a não venda de hoje pode representar somente que ainda não te conheci suficiente para querer fazer negócio com você.
6 – Supere as expectativas
Encante, venda, mas principalmente, supere as expectativas do cliente. O produto ou serviço que você entrega, precisa realmente ser bom o suficiente para que ele se sinta motivado a falar bem de você ou lhe indicar para amigos. Faça sempre conexões sobre a expectativa do cliente e o produto final. E se possível, surpreenda-o no final com algo que transformará a experiência em algo especial.
7 – Acompanhe a satisfação do seu cliente
Saiba quais das suas ações e seus passos da venda convertem mais, qual funcionalidade deixa o seu cliente mais satisfeito, qual funcionário está atendendo melhor e assim por diante. Dê atenção aos problemas, quando ocorrerem e não esqueça de mapear as falhas e criar processos para solucioná-las. Tenha uma comunicação clara e eficiente para impedir que o problema se multiplique e seja transparente e humilde com o cliente. Aproveite para implementar melhorias de processos e treinamentos.
8 – Tenha depoimentos de clientes
A melhor propaganda que pode existir, sempre será um cliente satisfeito falando bem a seu respeito. Hoje a internet e as tecnologias disponíveis permitem que um testemunho positivo ou negativo seja visto por milhares ou até milhões de pessoas. Aproveite para utilizar essas possibilidades a seu favor e garanta que seus clientes poderão avaliar positivamente, gerar resenhas sobre seus produtos e até gravarem vídeos falando da experiência de ser seu cliente.
9 – Se relacione com o cliente mesmo depois da venda
Quando a venda é feita a relação com seu cliente apenas começou, então não deixe de lado, esquecido e sem atenção. Crie processos para conhecê-lo melhor, saber seu aniversário, suas preferências e interesses e então depois ligue, envie email, mande brindes. Esteja sempre presente e preencha o vazio de referência no seu setor.
10 – Use a tecnologia a seu favor
Crie um modelo de gestão automatizado. O mercado está mudando com a tecnologia, portanto simplifique e automatize o fluxo de trabalho e de relacionamento com seu cliente.
Lembre-se: antigamente os comerciantes de bairros sabiam tudo de cabeça sobre os seus fregueses, mas hoje o mercado mudou, a carteira cresceu e a maior parte dos atendimentos são feitas por funcionários e é impossível de armazenar todas as informações sobre seus clientes, então o melhor caminho é a utilização de ferramentas, processos, rotinas, scripts, sistemas e tudo que permita tornar sua empresa mais rápida e seu atendimento se tornar mais eficiente.